O que é o SEI?
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é um sistema de gestão de processos e documentos arquivísticos eletrônicos, desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), escolhido como a solução de processo eletrônico no âmbito do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN).
O SEI é uma ferramenta que permite a produção, edição, assinatura e trâmite de documentos dentro do próprio sistema, proporcionando a virtualização de processos administrativos e documentos. O Sistema permite que unidades, mesmo distantes fisicamente, atuem de forma simultânea no mesmo documento, o que colabora para reduzir o tempo de realização das atividades.
Principais vantagens do SEI
O SEI tem ainda vantagens tecnológicas e econômicas importantes para as organizações públicas:
- PORTABILIDADE: 100% Web e acessado por meio dos principais navegadores do mercado: Internet Explorer, Firefox e Google Chrome;
- ACESSO REMOTO: pode ser acessado remotamente por diversos tipos de equipamentos, como microcomputadores, notebooks, tablets e smartphones de vários sistemas operacionais (Windows, Linux, IOS e Android);
- SISTEMA INTUITIVO: estruturado com boa navegabilidade e usabilidade;
- ECONOMIA: nos contratos de compra de papel, material de escritório e serviço de postagem; redução de custos em logística e transporte de documentos;
- TRANSPARÊNCIA: permite maior produtividade, rapidez, transparência e segurança aos trâmites administrativos;
- TRAMITAÇÃO EM MÚLTIPLAS UNIDADES: várias unidades podem ser demandadas simultaneamente a tomar providências e manifestar-se no mesmo expediente administrativo;
- FUNCIONALIDADES ESPECÍFICAS: controle de prazos, ouvidoria, estatísticas da unidade, tempo do processo, base de conhecimento, pesquisa em todo teor, acompanhamento especial, inspeção administrativa, modelos de documentos, textos padrão, sobrestamento de processos, assinatura em bloco, organização de processos em bloco, acesso externo, entre outros.
Funcionalidades do SEI
Existem diversas funcionalidades no SEI que permitem estabelecer a gestão de documentos de forma sistematizada por meio de:
- produção de documentos dentro do ambiente do próprio sistema e assinatura eletrônica;
- controle do nível de acesso, gerenciamento e o trâmite de processos e documentos restritos e sigilosos, conferindo o acesso somente às unidades envolvidas ou a usuários específicos;
- criação de modelos de documentos;
- criação de textos padrão;
- criação de Base de Conhecimento dos processos (fluxo de trâmite do processo);
- autuação do documento em qualquer unidade administrativa e tramitação em múltiplas unidades, que podem ser demandadas simultaneamente e manifestar-se no mesmo expediente administrativo;
- acompanhamento especial do andamento dos processos de interesse da unidade;
- controle de prazos; estatísticas da unidade e tempo do trâmite do processo;
- assinatura de documentos por meio de blocos de assinatura;
- organização interna de processos em bloco;
- sobrestamento de processos;
- pesquisa em todo teor, nos casos de processos públicos;
- inspeção administrativa, com fornecimento de estatísticas da unidade (tais como: tempo de trâmite do processo, quantidade e tipos de documentos gerados);
- acesso externo ao processo (gerencia o acesso de usuários externos aos expedientes administrativos que lhes digam respeito, permitindo que tomem conhecimento do teor do processo e, por exemplo, assinem remotamente contratos e outros tipos de documentos);
- dentre outras funcionalidades.